Certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica, e por ele pode se fazer transações online com garantia de autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. Pode ser usado, por exemplo, como assinatura digital nos documentos NF-e , NFC-e , MDF-e , CT-e , CT-eOS, NFS-e e GNRE.
Requisitos mínimos para utilização
- Java versão 7 ou superior. Ideal é que se instale versão de 32 e 64 bits.
- Recomendado usar o Windows 7 ou superior, aceitável Windows XP SP3 e seus superiores.
- Internet Explorer 7 ou superior, altamente recomendável Internet Explorer 11.
- Possuir Active X no Internet Explorer e Capicom instalado na estação.
- Perfil ADM para instalação do certificado ou seus drivers e gerenciadores.
- Data e Hora do Windows deverão estar corretas.
Qual a diferença entre A1 e A3?
Os certificados A1 e A3 possuem características semelhantes, mas diferem em alguns pontos que devem ser considerados. Ambos os certificados fornecem um nível de segurança e criptografia que asseguram que as operações sejam realizadas de forma segura.
Certificado A1
- O certificado A1 não necessita de tokens ou smart cards, ou seja, não existe um dispositivo físico atrelado a sua utilização. Com isso pode ser utilizado em diversos computadores para validação dos dados. Esse tipo de certificado tem validade de 1 ano.
Certificado A3
- O certificado A3 possui estrutura física pois ele precisar ficar armazenado em um token ou smartcard. A grande desvantagem é a mobilidade, pois ele precisa estar fisicamente conectado ao computador para ser utilizado. Também permite o uso em apenas um computador por vez. Sua validade normalmente é de três anos.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo